setembro 19 2019 0Comment

UTE Pampa Sul é COBRAZIL em ação para geração de energia e desenvolvimento social.

A UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski), localizada em Candiota / RS, é a mais moderna usina termoelétrica a carvão instalada no Brasil, utilizando a metodologia de leito fluidizado circulante que, por assim, se enquadra como sistema de combustão limpa de carvão.

Em 28 de junho de 2019, a usina obteve junto a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL – a autorização para início da operação comercial. Sua inauguração foi realizada em 11 de julho de 2019, incorporando à rede nacional sua capacidade de gerar 345 MW de energia, ou seja, capacidade de abastecer de cerca 1,3 milhões de habitantes.

Com investimentos na casa 2 bilhões – fonte: www.engie.com.br – sua controladora Engie Brasil Energia, tem como empresa líder, epecista, a chinesa SDEPCI (Shandong Electric Power Engineering Consulting Institute Ltd.), uma das empresas mais conceituadas em tecnologia de termoelétricas a carvão. Esta última possui como gerenciadora, montadora e fiscalizadora a SEPCO1, empresa integrante do grupo PowerChina, cuja a qual trabalha com total sinergia com as empresas brasileiras para finalização deste grandioso empreendimento para a região sul e para o Brasil. 

A COBRAZIL ocupa um lugar de destaque neste importante projeto.

Tendo iniciado sua participação em julho de 2017, foi uma das últimas empresas a ingressar no site, justamente em meio a grandes turbulências do mercado, se firmou como grande parceira tanto por sua atuação destacada na montagem eletromecânica, introduzindo conceitos e inovações de montagem, e abriu oportunidades para desenvolvimento de escopos nas áreas de civil, isolamento e comissionamento dos sistemas. A empresa atua em todas as unidades de produção da planta totalizando 4.261.439 horas trabalhadas, no pico chegou a empregar 1.588 trabalhadores.

A grandiosidade do empreendimento é apresentada no quadro de quantitativos referentes à participação da COBRAZIL:

 

Quantitativos do Projeto

Descrição

Quantidade Unidade Descrição Quantidade Unidade
Isolamento Térmico Tubulação

6.947

m

Mecânica / Equipamentos

2.602

ton.

Cabos de força e instrumentação

997.335

m

Estrutura FRP

564

ton.

Cabos de Iluminação

177.415

m

Caldeiraria

2.385

ton.

Luminárias/Tomadas

3.509

und.

Estrutura Metálica

5.151

ton.

Painéis/transformadores/CCM

411

und.

Tubulação

1.692

ton.

Pintura

201.491

Refratários

1.198

ton.

Impermeabilização

783

Peso Total:

13.592

ton.

Alvenaria

1.000

Pisos e contrapisos

3.009
Azulejos e Cerâmicas

1.015

Concretagem

1.321

No âmbito de Programas Sociais a COBRAZIL proporcionou um trabalho em parceria com os órgãos locais, buscando selecionar, qualificar e formar mão de obra da região tornando-os aptos a terem oportunidades de trabalho tanto no empreendimento quanto no mercado de trabalho.

Em Candiota a COBRAZIL criou o CFQP – Centro de Formação e Qualificação Profissional, em parceria com a prefeitura/SINE, ministrando cursos de solda, elétrica, instrumentação e pintura. Foram 4 turmas com duração de 3 meses cada, qualificando 174 jovens da região. Destes, 80 foram contratados pela própria COBRAZIL e, outros 42 foram aproveitados por outras empresas que trabalham na região, logo após a conclusão do curso, ou seja, foram empregados de forma imediata, 70% das pessoas treinadas.

A COBRAZIL também esteve envolvida no Projeto “Escola Melhor” sendo responsável pela reforma de 3 salas de aulas inativas e quadra de futebol da Escola Estadual Jerônimo Mércio da Silveira. Realizou a revitalização da Secretaria de Cultura, SINE e Fundação Maria Anunciação Gomes de Godoy ambos em Candiota.

Deixe um comentário!