Inovação no gerenciamento de projeto na Usina da Gerdau
O projeto Laminador de Chapas Grossas “Plate Mill”, implantado pela equipe Cobrazil na Gerdau, unidade Ouro Branco, Minas Gerais, conta com equipamentos de última geração na produção de chapas grossas com bitola de 6 a 150 mm.
O escopo do projeto desenvolvido pela equipe da Cobrazil incluiu os serviços relativos ao fornecimento de engenharia detalhada, fornecimento de material, construção, montagem, teste, comissionamento e operação assistida do laminador de chapas grossas.
A engenharia detalhada e o suprimento de materiais incluíram todas as interligações de tubulação, elétrica, instrumentação e mais os sistemas auxiliares e secundários (SPCI, CFTV, Rede da Dados e Voz, HVAC).
No início dos trabalhos, a equipe elencou os principais fatores que poderiam comprometer o sucesso do projeto: prazo, localização, tecnologia (com adoção de equipamentos de última geração), equipe, organograma, comunicação, processos de planejamento e execução.
Diante de tamanho desafio, tornou-se imperioso a necessidade de inovar para que os desafios fossem superados. Surge então a ideia de utilização de duas metodologias, ainda pouco conhecidas no setor de construção e montagem: metodologias AWP (Advanced Work Packaging) e Lean.
Com a integração das duas metodologias na gestão do projeto, um plano de ataque detalhado foi elaborado por uma equipe multidisciplinar composta pelos gestores setoriais (planejamento, produção, construtibilidade, segurança e qualidade). Neste plano de ataque foram previstas todas as disciplinas, áreas e etapas do projeto. Marcos contratuais de entrega das frentes de trabalho foram consolidados com o cliente. Planejamento integrado da engenharia básica e detalhada, obras civis, suprimento, montagem eletromecânica, testes, comissionamento e operação assistida. Tudo isso, permitiu controles adequados para monitoramento e suporte na tomada rápida de decisões, em um projeto com um elevado número de atividades realizadas em paralelo “fast track”.
Integração entre as metodologias AWP e LEAN
Fonte: Cobrazil, 2015/2016.
Diante da importância deste projeto, alinhada às necessidades do cliente e na busca pela manutenção e equilíbrio entre o prazo, custo, tempo, qualidade, meio ambiente, segurança e saúde, a equipe da Cobrazil dedicou-se a avaliação criteriosa dos riscos e oportunidades alinhada com os processos de gestão da empresa.
Para integração de todos os processos, uma outra ferramenta utilizada pela equipe, foi o Sistema Integrado de Gestão (SIG), de propriedade da Cobrazil, que permitiu a visualização das diversas fases do projeto.
Planejamento
O planejamento foi detalhado para cada fase do projeto (engenharia, suprimento e construção), sendo levantadas as atividades em regime de “fast track”, interfaces e definindo, com clareza, os caminhos críticos do projeto, buscando uma melhor forma de gerenciá-los, desde as quebras dos vários níveis dos pacotes, bem como visualizando o final do projeto.
Diante destas ações estavam consolidados todos os pacotes avançados de trabalho, para conhecimento, alinhamento de informações entre as partes interessadas, monitoramento, controle e entrega, por frentes, equipamentos, disciplinas e sistemas operacionais.
Divisão dos pacotes conforme metodologia AWP
Fonte: Cobrazil, 2015/2016.
Após consolidado com o cliente, o cronograma do projeto teve 51.000 linhas, sendo 12.000 linhas de engenharia detalhada e 39.000 linhas no cronograma de atividades de construção e montagem. Este cronograma estava constituído por índices específicos de construção e montagem, com valorização das atividades e peso de equipamentos, onde todas as disciplinas estavam intrinsecamente associadas, com as interdependências entre os setores de suprimento, engenharia e construção.
A engenharia foi considerada um ponto extremamente crítico para o sucesso do projeto devido a necessidade de se elaborar um volume grande de documentos em um curto espaço de tempo.
Para o projeto, Laminador de Chapas Grossas, mesmo com todo “fast track” necessário para cumprimento dos prazos de entrega, com a utilização das metodologias AWP e LEAN foram alcançados resultados satisfatórios, conseguindo a manutenção dos prazos de entrega e uma redução de 16,95% do homem hora do projeto, muito em função da melhoria de produtividade na construção.
Em relação aos prazos de entrega, a Cobrazil conseguiu manter os principais marcos, conforme contratado. Com a aplicação das metodologias de pacotes de trabalhos avançados e monitoramento do processo, como um todo, permitindo assim que o Cliente conseguisse antecipar o início de operação do Laminador de Chapas Grossas, inserindo assim o cliente no mercado, de forma antecipada, nesse tipo de produto.
Diante do trabalho apresentado, observou-se o sucesso da aplicação desde o início do projeto, incluindo no plano de ataque, da metodologia AWP e LEAN, onde todos os processos foram divididos e subdivididos em pacotes de trabalhos avançados.
Com esta demonstração e resultados obtidos, a COBRAZIL consolida o seu processo de gestão integrado e se torna pioneira no Brasil nas aplicações das metodologias AWP e LEAN na área de construção e montagem.
O projeto teve término em julho de 2016, depois de 676 dias corridos de execução dos serviços, totalizando 5,9 milhões homem hora sem acidentes com perda de tempo.